Márcio Chiumento ingressou no Banco do Brasil em 2000 (Por Leonardo Sobreira) - foto arquivo pessoal - O Conselho Deliberativo da Previ iniciou nesta sexta-feira (17) os trâmites para a posse de seu novo presidente, Márcio Chiumento, informou o fundo de pensão em nota.
Mais cedo nesta sexta, o executivo João Fukunaga renunciou à presidência do maior fundo de pensão do país, dos funcionários do Banco do Brasil.
Atual diretor de participações e indicado pelo banco, Chiumento é mestre em Gestão e Inovação, graduado em Direito e possui MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e vice-presidente do Conselho de Administração da Tupy S.A.
Ele ingressou no Banco do Brasil em 2000, onde atuou como head de Clientes, Estratégia e Produtos do segmento Setor Público. Também foi ouvidor-geral do BB, gerente-executivo na diretoria de Atendimento e Canais, gerente de administração em Superintendência de Varejo, administrador de agências e consultor de investimentos nos segmentos Private e Alta Renda.
Chiumento possui certificação qualificada em investimentos, é formado como conselheiro de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e conselheiro em inovação pelo GoNew. Possuiu certificação pelo Instituto de Certificação de Seguridade Social e participou de programas de formação de executivos pela Insper-SP, Conselhos de Alta Performance pela UniAbrapp, Inovação Tecnológica pelo MITxPRO e Oficina de Inovação no Setor Público – Boston/IBGP.
Atuou como presidente do Conselho Deliberativo da BB Previdência, vice-presidente do Conselho de Administração da Ativos S.A., conselheiro de administração do Grupo Litel e membro do Comitê de Governança da Cielo.
A Previ disse na nota que a indicação de Chiumento reforça o compromisso "com uma gestão técnica, responsável e alinhada às melhores práticas de governança". (Brasil 247)
Notícias FEEB PR