HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Banco brasileiro fundado em 1967 precisou fechar as portas por dívidas de R$ 8 bilhões

17/11/2025
/
160 Visualizações

Apólice Banco Halles (Por Iara Alencar)

Fundado em 1967 por Francisco Pinto Jr., o Banco Halles tinha tudo para alterar o curso financeiro do Brasil, mas sua dinastia não durou tanto quanto os investidores desejavam. Popularizada por sua rápida expansão e por associar sua imagem a projetos culturais, a instituição financeira precisou fechar as portas em definitivo com pouco menos de uma década de funcionamento.

Embora aparentasse ter uma configuração sólida, descendeu instantaneamente devido às crises econômicas constantes da época. De modo geral, a dependência de empréstimos externos em dólar, aliada a uma política de crédito arriscada, fez com que o império do banco desmoronasse. Isso porque a crise do petróleo nos anos 70 elevou as taxas de juros e pressionou a liquidez mundial.

Como consequência do aumento dos financiamentos externos, tornando-os restritos, o Banco Halles implodiu por depender fortemente de recursos internacionais. Nesse ínterim, a instituição tentou contornar a crise com injeções de recursos, mas nenhum plano surtiu efeito. Por sua vez, estima-se que cerca de 8 bilhões de cruzeiros tenham sido aplicados.

Embora a ideia fosse manter a liquidez em evidência, preservar os depósitos da população e impedir um efeito dominó no sistema bancário, o Banco Central precisou intervir na empreitada, no ano de 1974. Em resumo, a intromissão da instituição fez com que o governo assumisse o controle, decretando sua liquidação no ano seguinte. (Fonte: Correio do Estado)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS