HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Confira o ranking dos maiores bancos do Brasil em clientes

25/10/2022
/
12169 Visualizações

O Nubank passou a ser o quinto maior banco do país em volume de clientes e ultrapassa Santander, com um volume total de 64,8 milhões. Os dados são de um levantamento do banco UBS. (Por Eduardo Vargas) - foto Paulinho Costa feebpr - 

O UBS elaborou o ranking com base nos dados revelados pelo Banco Central (BC), que por sua vez considera as informações do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). O Nubank, nessa métrica, ultrapassou o Santander (SANB11) e agora é o quinto maior banco em número de clientes.

Frequentemente as próprias instituições financeiras divulgam seus dados de volume de clientes, mas as métricas costumam variar, já que a metodologia de contabilização fica a critério do próprio banco e não necessariamente passa por uma auditoria.

Segundo o UBS, o maior banco do Brasil em número de clientes é a Caixa, que soma quase 150 milhões. São mais de 40 milhões de clientes a mais do que o segundo do ranking, o Bradesco (BBDC4), que soma cerca de 102 milhões de clientes.

Além disso, o levantamento dos especialistas da casa demonstra que os cinco bancos maiores bancos incumbentes – ou seja, sem considerar as fintechs e os ‘entrantes’ – somam 480 milhões de clientes.

Isso, dado que um único cliente pode ser ter conta em várias instituições financeiras.

Ou seja, 53% dos clientes de bancos no Brasil possuem contas em um dos cinco maiores players do setor bancário.

Ranking de maiores bancos em volume de clientes, segundo o UBS

Caixa: 148,3 milhões de clientes
Bradesco: 101,8 milhões de clientes
Itaú: 95,5 milhões de clientes
Banco do Brasil: 73,6 milhões de clientes
Nubank: 64,8 milhões de clientes
Santander: 61,0 milhões de clientes
Original: 42,2 milhões de clientes
Mercado Pago: 39,4 milhões de clientes
PagBank: 25,9 milhões de clientes
C6 Bank: 21,3 milhões de clientes


Os dados mostram que o crescimento de clientes das fintechs e bancos digitais tem aumentando vertiginosamente.

Segundo o UBS, foram 111 milhões de novos clientes bancários neste ano de 2022, até então. Desse volume total, somente 14% foram clientes dos bancos tradicionais, ao passo que mais de 40% entraram em ‘bancos entrantes’, como o C6 e o Nubank.

Somente em 2022, o Nubank aumentou sua base em cerca de 15 milhões de clientes.

Enquanto isso, o Mercado Pago cresceu sua base de clientes em cerca de 12 milhões e o C6 cresceu 7,7 milhões.

Logo atrás, Original e Inter (INBR32) somaram 6,3 milhões e 6,1 milhões, respectivamente.

Nubank divulgou 70 milhões de clientes na América Latina
No fim do mês de setembro o banco digital divulgou que atingiu a marca de 70 milhões de clientes na América Latina, conforme reportado pelo Suno Notícias. Esse dado, vale destacar, é fornecido pelo próprio banco com base nas suas métricas.

A predominância segue no Brasil, onde a fintech soma 66,4 milhões de clientes. Afora isso, são 3,2 milhões no México e mais de 400 mil na Colômbia.

O Nubank também apontou que soma mais de 6 milhões de clientes ativos em investimentos no Brasil. (Fonte: Suno Notícias)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS