HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

BTG Pactual não descarta compra do banco Digimais, alvo de operação da PF

25/06/2026
/
136 Visualizações

Instituições firmaram acordo de intenção de compra em abril deste ano. PF aponta que banco de Edir Macedo pode ter operado fraude que divide semelhanças com esquema do Banco Master - foto divulgação -

O BTG Pactual não descarta ir adiante com a compra do Digimais, mesmo após a operação da Polícia Federal contra o banco do bispo Edir Macedo. As instituições financeiras fecharam um acordo de intenção de compra em abril deste ano.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (24), o BTG informou que a operação continua dependendo do lançamento de um processo competitivo e de uma declaração da sua proposta como vencedora após o processo —condições que não foram verificadas até agora, segundo o banco.

À época do anúncio do acordo, a Folha apurou que a conclusão da transação dependia de uma série de tratativas, inclusive um acerto com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para financiar a transação.

"O BTG Pactual está acompanhando as recentes notícias envolvendo o Digimais, e, quando do eventual lançamento de processo competitivo aprovado e acompanhado pelo FGC para alienação da totalidade das ações do Digimais, avaliará, diante das informações disponíveis, a oportunidade de participar no referido processo competitivo", diz o comunicado, que responde a um questionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) após texto publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O processo competitivo a que o banco se refere significa, na prática, que outros proponentes poderão fazer uma oferta de compra do banco. Quando o acordo de intenção de compra foi fechado, o BTG afirmava que o objetivo era estabelecer um valor de referência para a alienação da totalidade das ações do Digimais.

A Operação Miragem descreve um suposto esquema fraudulento no Digimais que se assemelha em diversos pontos ao modus operandi do Banco Master. Depois da divulgação da investigação, houve especulação sobre a desistência da operação por parte do BTG.

Na operação deflagrada pela PF nesta terça, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra diretores, conselheiros e empresas ligadas ao banco. A Justiça Federal em São Paulo também autorizou o bloqueio de bens de até R$ 670 milhões e a quebra de sigilo bancário e fiscal dos alvos.

A investigação suspeita que diretores do Digimais tenham manipulado os relatórios financeiros do banco para esconder a verdadeira situação financeira da instituição e aparentar solidez diante dos órgãos de controle.

O Digimais afirmou que permanece à disposição das autoridades e que reafirma seu compromisso com a transparência e a colaboração com as apurações.

Procurado, o bispo Edir Macedo não retornou à reportagem. Em pregação, publicada na manhã desta quarta, ele afirmou que está tranquilo e "em paz com Deus". Sem citar diretamente a operação policial, Macedo disse confiar que seus adversários serão derrotados "como os do passado". Durante o discurso, o bispo disse ter "a consciência absolutamente tranquila e em paz". (Fonte: Folha de SP)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS