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Após ficar fora do ar o dia todo, Itaú informa que serviços voltam a funcionar, mas ainda há queixas

08/08/2023
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Clientes dizem que aplicativos de Itaucard e Credicard continuam instáveis (Por Fernando Narazaki, Vinícius Barboza e Pedro S. Teixeira)

Após apresentar instabilidade no aplicativo e no site desde a manhã desta segunda-feira (7), o Itaú anunciou nas redes sociais, às 20h21, que seus serviços foram restabelecidos.

As queixas na plataforma Downdetector, que recebe reclamações de usuários quase em tempo real, diminuíram desde então, mas persistiam por volta das 22h30.

A plataforma começou a registrar um aumento de reclamações a partir das 8h20. O pico foi atingido às 9h19, com 4.090 queixas contra a instituição. Às 20h13, havia 45 registros. Às 22h18, caiu para 19. Para o banco digital do Itaú, Iti, havia 7 reclamações no mesmo horário —o pico foi de 722 durante o dia.

O Itaú disse que o aplicativo e o internet banking voltaram a funcionar de forma gradual, assim como o Pix. A reportagem fez um Pix pelo aplicativo no final da tarde e a operação foi concluída, após várias tentativas frustradas ao longo do dia.

Uma mensagem foi vista pela reportagem no app às 17h45: "Atenção. Estamos voltando! Nosso app está restabelecendo gradualmente. Pedimos desculpas pelo inconveniente".

O Pix foi o primeiro serviço ser retomado: o banco afirmou, às 17h50, que o aplicativo para pessoas físicas havia voltado ao normal. Nas redes sociais, contudo, clientes ainda diziam que não conseguiam acessar os aplicativos Itaucard e Credicard, ligados a cartões do banco.

SISTEMAS DO ITAÚ APRESENTARAM INSTABILIDADE DE ORIGEM INTERNA
Mais cedo, o Itaú informou que a instabilidade é de origem interna em seus sistemas. O banco havia ressaltado que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros.

Às 16h15, o aplicativo do banco continuava inacessível e recomendava que os clientes buscassem caixas eletrônicos para fazer as transações. "Agências funcionarão até 17h para apoiá-lo", informava a mensagem no app.

Cerca de 30 minutos depois, a reportagem conseguiu realizar o login no aplicativo da instituição. Após entrar, o app apresentou a seguinte mensagem: "Atenção. Estamos com instabilidade no Pix. Por favor, não refaça a operação e aguarde, em breve será normalizado". O internet banking permaneceu com problemas.

A pane também atingiu atendimentos na boca do caixa em agência da rua das Palmeiras, na região central de São Paulo, visitada pela reportagem no início da tarde. O local tinha fila nos caixas eletrônicos. Funcionários ouvidos pela reportagem afirmaram que tiveram problemas para bater o ponto pela manhã.

Em outra agência, na avenida Paulista, cerca de dez pessoas aguardavam atendimento. Nos caixas eletrônicos, clientes eram atendidos mais rapidamente, segundo constatou a reportagem. Serviços funcionavam normalmente, mas um dos dois totens que gera senhas estava com instabilidade.

Outra unidade, também na Paulista, tinha pouco movimento, mas bastante lentidão nas mesas de atendimento e na boca do caixa. Pela manhã, a agência registrou fila com cerca de 15 pessoas, o que se somou à alta demanda pelo quinto dia útil.

Funcionários relataram atraso de 30 minutos para que o sistema começasse a funcionar no começo do expediente. O site interno demorava para carregar páginas e processar operações, além de mostrar uma marca d'água incomum.

BANCO DIZ QUE NÃO HOUVE ATAQUE EXTERNO E QUE DADOS ESTÃO SEGUROS
O banco enviou mensagem aos clientes com pedido de desculpas e a informação de que os sistemas seriam restabelecidos gradualmente. A instituição também informou, no Twitter, que estava trabalhando para que o site e o aplicativo voltassem a funcionar.

"Estamos com instabilidade em nossos sistemas nesta segunda-feira (7). Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível", informou o Itaú, em nota à reportagem durante o dia.


Após acessar o site, o cliente era informado que "ocorreu um erro em sua solicitação" ou que "a página não está funcionando".

Mais cedo, o correntista que tentava acessar o aplicativo era comunicado que seria preciso voltar posteriormente para realizar a operação: "Ops! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde", era a mensagem direcionada ao usuário.

O Iti, banco digital do Itaú, também apresentou instabilidade nesta segunda-feira devido ao mesmo problema nos sistemas do Itaú.

Nas redes sociais, correntistas postaram uma série de memes, questionando o Itaú sobre a falta de acesso às contas no banco. Também fizeram reclamações de problemas para receber salários e concluir pagamentos. (Fonte: Folha de SP)


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