HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho

01/04/2024
/
834 Visualizações


O que é o Abril Verde?
Essa iniciativa foi uma forma de levantar e focar nos temas relativos à saúde e segurança no trabalho. Esse movimento nasceu como resposta à existência de um grande número de vítimas de acidentes de trabalho, muitos dos quais poderiam ser prevenidos. Desde sua implementação, o governo instituiu o mês de abril como mês da conscientização sobre esses temas.

O mês de abril, em específico, também tem um significado, pois dia 28 de abril é o dia internacional da memória das vítimas de acidentes de trabalho. Nada mais adequado do que usar esse mesmo mês para incentivar empresas e profissionais a se preocuparem mais com sua saúde e segurança.

Qual é seu objetivo?
A relação desse movimento com as áreas de saúde e segurança no trabalho são bem claras. Especialmente no setor industrial, onde há grande risco de danos físicos aos seus colaboradores. Alguns dos objetivos do Abril Verde estão a seguir.

Conscientização sobre saúde e segurança no trabalho
Em algumas situações, o que causa os acidentes de trabalho que são vistos regularmente não é um acidente, mas, sim, um descaso por parte das pessoas envolvidas, sejam elas as autoridades, os gestores ou os próprios indivíduos.

Como resultado, é necessária uma reeducação de todos os envolvidos. A segurança no trabalho depende de múltiplos fatores, e por isso, evitar acidentes deve ser uma meta pública, da própria empresa e de todos os trabalhadores que atuam em contexto de maior risco.

Promover a qualidade de vida do trabalhador
Além de evitar danos diretos ao corpo, também é importante pensar na preservação de sua saúde. Exposição a fatores como calor, frio, produtos químicos, sons altos ou esforço repetitivo prejudicam consideravelmente seu bem-estar, o que contribui para um menor rendimento e maior necessidade de se ausentar — no fim das contas, tanto os profissionais quanto a empresa saem no prejuízo.

Incentivar a prevenção
Mais importante do que remediar é prevenir esses acidentes. Esse é um dos grandes focos do Abril Verde, especialmente considerando que alguns desses acidentes geram sequelas irreversíveis. O investimento em procedimentos mais seguros, uso de equipamentos de proteção individual, entre outras mudanças de processos, fazem uma grande diferença na melhor preservação da equipe de trabalho e salvar várias vidas.

Debater responsabilidades e ações
Por fim, mas não menos importante, há sempre o risco de a responsabilidade ser passada de um lado para outro numa discussão, o que reduz bastante as chances de que algo seja feito na prática. E quanto mais essa discussão anda em círculos, mais os riscos acidentes aumentam.

Uma das missões do Abril Verde é focar esse debate e ajudar a estabelecer quais são as responsabilidades de cada um e quais ações devem ser tomadas. Não de forma a culpabilizar cada grupo, mas para garantir a cooperação de todos em prol desse objetivo.

Como promover o Abril Verde em sua empresa?
Considerando a sua importância para a segurança do trabalho, é ideal que você também torne o Abril Verde parte da rotina anual da sua empresa. Veja aqui algumas formas de fazer isso.

Palestras voltadas para o tema
Considerando que o objetivo principal desse movimento é promover a conscientização de todos os envolvidos, um bom ponto de partida é buscar palestras e treinamentos que instruam a equipe sobre esses temas. Chame especialistas na área de prevenção de acidentes e segurança no trabalho para informar a equipe sobre como se portar no dia a dia para reduzir os riscos à própria segurança. Esse tipo de informação será muito útil para minimizar problemas no dia a dia.

Debates com a gestão da empresa
Quando se trata de ações um pouco mais amplas, é importante que os gestores de cada setor estejam cientes desses riscos e encontrem formas de minimizá-los. Como já mencionamos, o sucesso dessas ações depende de múltiplos grupos, incluindo a alta gestão da empresa. Ao promover esses debates, você incentiva todos a discutirem melhores maneiras de minimizar acidentes no ambiente de trabalho. Algo que deve ser exercitado com frequência.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Movimento Abril Verde e seu propósito, é hora de implementar essas ideias em sua empresa. Nunca é cedo ou tarde demais para pensar na segurança dos seus funcionários.

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS