O Banco Central do Brasil (BC) informou, nesta quarta-feira, sobre um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a chaves Pix, sob a responsabilidade do Banco BTG Pactual. (Por Camilla Freitas)Apesar do ocorrido, o BC esclarece que nenhum dado sensível foi exposto, assegurando que informações como senhas, saldos financeiros ou movimentações bancárias permanecem protegidas.
O que aconteceuIncidente foi resultado de falhas pontuais nos sistemas do BTG Pactual. As falhas permitiram consultas não autorizadas a informações cadastrais dos clientes do banco.
Não há risco de movimentações em conta. Dados cadastrais de clientes, como números de agência e conta-corrente, foram visualizados, mas não comprometem a segurança financeira dos envolvidos. O BC informou que "as informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeira".
Como saber se seus dados foram visualizados. As pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelos canais oficiais do aplicativo ou internet banking de suas instituições. O Banco Central ainda alertou que nenhum outro canal de comunicação será utilizado para evitar fraudes.
Ações do BC. O Banco Central afirmou que já tomou as medidas necessárias para investigar o caso e aplicar as sanções cabíveis, conforme a regulamentação vigente. Além disso, reforçou que, embora a legislação não exija, o evento foi comunicado ao público e que novas medidas foram implementadas para evitar incidentes futuros.
Leia a nota completa do BTG PactualO BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta-corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações.
O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento. (Fonte: UOL)
Notícias FEEB PR