HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Contec não abre mão de proposta global, com o INPC do período e ganho real

26/08/2022
/
741 Visualizações

A reunião presencial de negociação entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN) da Contec e a Fenaban, ontem, em São Paulo, terminou sem acordo para a PLR e demais cláusulas econômicas.

A Comissão Contec conseguiu que a Fenaban aumentasse a proposta de reajuste da PLR para 100% da inflação (INPC), hoje projetado em 8,88%, mas não apresentou uma nova proposta para aumento dos salários e demais verbas econômicas, mantendo a proposta de reajuste de apenas 65% da inflação para os salários e 100% do INPC para os vales refeição e alimentação, portanto, sem aumento real para os bancários.

A Comissão Contec insiste em garantir a inflação integral mais ganho real para as cláusulas econômicas. “Queremos fechar uma Convenção Coletiva de Trabalho com aumento real de salários e mais as conquistas sociais, de saúde e demais temas para todos os bancários.”, concluiu o presidente da CEBNN/Contec, Lourenço Prado sobre as negociações até o momento realizadas.

Durante a reunião, os negociadores debateram questões ligadas a assédio sexual. É um tema muito relevante e atual, tendo em vista os últimos acontecimentos ligados a este tipo de violência contra mulheres dentro de instituições bancárias.

NOVAS CLÁUSULAS

Ainda na reunião de ontem, a Fenaban sugeriu a inclusão de novas cláusulas na Convenção Coletiva de Trabalho de 2022, com acréscimo das seguintes cláusulas:

– Violência contra a mulher (prevenção);
– Complementação de previdenciário e auxílio doença acidentário (mudança de redação de cláusula pré-existente);
– Gratificação de Função e confiança bancária (mudança de redação de cláusula pré-existente);
– Digitadores – intervalo para descanso (manutenção do critério anteriormente adotado sem utilizar a NR17, que seria prejudicial);
- Nexo técnico epidemiológico;
- Estabilidades provisórias de emprego (mudança de redação de cláusula pré-existente)
- Avaliações médicas em pensões judiciais.


A CEBNN/Contec vai avaliar e responder sobre a inclusão ou não destas cláusulas na próxima reunião, agendada para esta sexta-feira (26), a partir das 14 horas.

O Paraná está participando da Comissão de Negociação da Contec através do presidente da Federação (Feeb-PR), Gladir Basso, e do diretor da entidade, João Haroldo Ruiz Martins, além de Claudecir de Souza, Carlos Roberto Rodrigues e Israel Lobo Coelho, do Seeb-Maringá
.

ASSEMBLEIA TERÇA-FEIRA
A Contec, as Federações e os sindicatos filiados estão convocando a categoria bancária para assembleia geral extraordinária, a ser realizada de forma virtual, na próxima terça-feira (30), das 8 às 18 horas, para avaliação e deliberação sobre as propostas apresentadas até esta data pela Fenaban dentro da campanha salarial 2022. Haverá links para participação nesta assembleia dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados. (Fonte: Contec com Feeb/PR)

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS