HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

INSS volta a bloquear pagamentos de benefícios a quem não fizer prova de vida; veja novo calendário

17/05/2021
/
754 Visualizações

A exigência de comprovação de vida estava suspensa desde março do ano passado, no início da pandemia. INSS vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem prova de vida. (Por Lorenna Rodrigues) -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.

O novo calendário estabelece que aqueles beneficiários que tinham previsão de fazer a prova de vida em fevereiro do ano passado, precisam realizar a prova de vida até o dia 31 de maio. Já aqueles com calendário inicial previsto para março e abril de 2020 têm até junho para fazer a prova (veja abaixo o calendário).

De acordo com o INSS, 160 mil aposentados e pensionistas que deveriam ter feito o processo em fevereiro do ano passado precisam realizar a prova de vida até o dia 31 de maio, para receberem normalmente o benefício no próximo mês.

O órgão afirmou que, apesar do bloqueio dos pagamentos ter ficado suspenso nos últimos 15 meses, a prova de vida continuou sendo feita normalmente. Desde o início de 2021, 6,5 milhões de beneficiários realizaram o procedimento, que pode ser feito pessoalmente nas agências bancárias, ou por meio dos aplicativos do Banco do Brasil, "Meu INSS" e "Meu gov.br", que podem ser baixados por meio do celular ou computador. Nestes casos, a comprovação de vida pode ser feita por biometria facial. Dessa forma, é evitado o bloqueio dos benefícios.

A partir de junho, o bloqueio por falta de comprovação de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o descumprimento dos prazos mensais para a comprovação, que tem que ser feita anualmente pelo beneficiado.

Veja como ficou o novo calendário da prova de vida do INSS: (Fonte: Estadão)

Notícias Feeb Pr

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS