HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Concurso Caixa 2014 terá validade encerrada após acordo; entenda!

26/05/2023
/
1204 Visualizações

Devido a uma Ação Civil Pública (ACP), concurso Caixa 2014 estava válido, mas um acordo assinado esta semana colocará fim à seleção. Entenda!  (Autor: Juliana Goes) - foto Paulinho Costa feebpr - 

Após anunciar a contratação de 800 aprovados no seu concurso Caixa 2014, o prazo de validade da última seleção será encerrado. Pelo menos, é o que prevê um processo assinado no último dia 23 de maio, no Tribunal Superior do Trabalho.

Conforme o documento, ao qual Folha Dirigida teve acesso, o Ministério Público do Trabalho e a Caixa Econômica Federal chegaram a um acordo em relação à Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, que previa a contratação dos aprovados na seleção.

O acordo contou com a anuência da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Conforme o documento, desde a realização da seleção, em 2014, 17.923 convocações foram realizadas, com a admissão de 11.672 aprovados no último concurso.

Além disso, a Caixa se comprometeu em convocar mais 800 aprovados – anúncio feito na última quarta-feira, 24.

Diante disso, o prazo do concurso será encerrado. O acordo permite ainda que novas seleções sejam realizadas para a carreira de técnico bancário, desde que não venham a ser para cadastro de reserva e somente para a real demanda do banco.

Apesar do apoio das categorias, a decisão não foi aceita pelas comissões de aprovados no concurso da Caixa de 2014. Em contato com a equipe da Folha Dirigida, dirigentes afirmaram que uma reunião com os ministros do TST está sendo solicitada.

"Os aprovados estão revoltados. Consideram traição dos sindicatos, que se aliaram à Caixa e aceitaram um número irrisório de contratações. São nove anos sem concurso, redução de quadro, agências lotadas, preterição dos candidatos da ampla concorrência por um concurso exclusivo para PcD's, e os órgãos sindicais se aliando à empresa para encerrar o concurso", disse uma das integrantes da comissão de aprovados.

Aprovados do concurso Caixa 2014 aguardavam convocações
Por ter sido representante dos empregados, muitos aprovados no concurso Caixa 2014 esperavam a atenção da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, para o processo de chamada desses candidatos.

O concurso, realizado em 2014, contou com vagas para os seguintes cargos:
  • técnico bancário (nível médio);
  • médico do trabalho; e
  • engenheiro (superior).
Mesmo com todas as oportunidades para a formação de cadastro reserva, o concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.

Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe.

Conforme a presidente, mais 800 aprovados serão contratados, para reforçar as condições de trabalho e o atendimento nas agências do banco em todas as regiões do país.

Os aprovados serão convocados a partir de junho para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios.

Todo o processo de contratação deverá ocorrer até o final do segundo semestre deste ano. A presidenta da Caixa celebrou as contratações.

"Desde quando eu era conselheira de administração do banco, eu vinha batalhando para contratar mais empregados. Dessa forma, vamos melhorar as condições de trabalho, o atendimento à população e, assim, vamos construindo uma nova Caixa para um novo Brasil", disse.

Segundo a instituição, o número de contratações segue o limite estabelecido pela Secretaria de Coordenações das Estatais (Sest), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que é de 87.544 pessoas.

A última contratação realizada pela Caixa ocorreu há mais de um ano. Já a nova convocação dos empregados será para início imediato.

A remuneração inicial é de R$ 3.597, além de benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. (Fonte: Folha Dirigida)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS