HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Mais de 1.783 agências do Banco Bradesco fecham e município de Campos Verdes é impactada pela medida

01/04/2024
/
1151 Visualizações

Após registrar resultados aquém das expectativas em 2022 e 2023, o Banco Bradesco anuncia medidas para mitigar os impactos das despesas operacionais sobre seus ganhos. Como parte desse esforço, a instituição continua seu processo de reestruturação, fechando agências bancárias em todo o país. Uma das cidades afetadas por esse movimento foi Campos Verdes, no estado de Goiás, onde uma agência do banco encerrou suas operações. A decisão reflete a estratégia da instituição financeira para se adaptar ao cenário econômico desafiador e à mudança nos hábitos bancários dos clientes.
 
Os bancários dessas unidades estão apreensivos por não saberem para onde serão realocados, e se permanecerão empregados.

Em reunião com o Bradesco, o Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrou a realocação desses trabalhadores e a manutenção de todos os empregos no Brasil. A entidade também está fazendo reuniões com os bancários das agências atingidas, e realizando um levantamento para onde serão realocados.

“Não bastam as inúmeras demissões que ocorrem mensalmente. O banco segue fechando agências. Com isto, ainda há o agravamento da reclamação dos clientes sobre a transferência de sua agência para outro local. A responsabilidade em gerenciar um banco deste porte não deve recair sobre os trabalhadores bancários, que são os pilares da sustentação de uma instituição financeira”, afirma Márcio Rodrigues, dirigente sindical e bancário do Bradesco.

Entre 2019 e 2024, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, segundo dados dos demonstrativos financeiros do próprio banco. Medida é esforço para enfrentar crescimento de despesa operacional.

“Com esta movimentação, o Bradesco ainda contribui para o desequilíbrio econômico regionalizado, pois o fechamento de uma agência também impacta nos empregos indiretos, como vigilantes, limpeza e manutenção, além de prejudicar o comércio local”, critica Márcio.

“O fechamento de agências ainda exclui grande parcela da população do atendimento bancário, sobretudo os mais idosos e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições ou conhecimento para buscar atendimento pelos canais virtuais. Bancos são concessões públicas e têm a obrigação de prestar atendimento bancário a todos. Vamos seguir protestando a cada fechamento de agência, e continuar cobrando a manutenção de todos os empregos”, finaliza o dirigente.

O prefeito Haroldo Naves de Campos Verdes esclareceu que o fechamento da agência não tem relação com a gestão da folha de pagamento da prefeitura. Ele desmentiu informações falsas que circulavam sobre o assunto em grupos de WhatsApp, explicando que o Bradesco já havia sinalizado a possibilidade de fechar a agência antes mesmo do processo de licitação para a folha de pagamento dos servidores municipais. O prefeito reafirmou o compromisso de lutar pela permanência da agência no município.

“Primeiro, todos os Bancos tem REDUZIDO e muito suas agências físicas devido as transações Bancárias pela Internet. Segundo, o Bradesco após queda nos lucros anunciou uma reestruturação nos próximos 5 anos que inevitavelmente deve passar pelo fechamento de agências Bancárias. O Bradesco é uma Instituição sólida e com muita credibilidade e essa queda nos lucros que assustou o mercado, tem haver com a crise das casas Americanas de quem o Banco é acionista. Terceiro, a Prefeitura pela questão legal e moral tem que fazer um certame pelo gerenciamento da Folha de pagamento do município. Isso foi feito de forma transparente.

O Bradesco foi informado em prazo hábil, inclusive participou no dia do Certame e NÃO se interessou pela gestão da Folha de pagamento dos servidores do município, sequer fez uma proposta. No dia 24 de janeiro, portanto ANTES do Certame da definição da instituição que cuidaria do Gerenciamento da Folha de pagamento, o Banco Bradesco mandou um email procurando se o vencedor poderia gerenciar a folha através de Coorrespondente Bancário, ou seja já sinalizando um possível fechamento da Agência mesmo que a folha de pagamento ficasse com o Bradesco. Portanto a folha de pagamento NÃO tem nenhuma relação com um possível fechamento da Agência.

Aliás quando a atual gestão assumiu já se falava no fechamento dessa agência o que não ocorreu devido ao enorme crescimento do município nos últimos 7 anos. A Caixa único Banco que fez proposta pela folha de pagamento do município tem a Lotérica em Campos Verdes e Compromisso de ampliar o atendimento para nossos servidores. Quanto ao Bradesco vamos continuar lutando pela Agência no município, mesmo sabendo que isso é uma decisão Macro da Matriz do Banco”, comentou o prefeito Haroldo Naves sobre o fechamento da agência e desmentiu as Fake News publicadas de forma mentirosa. (Fonte: Imprensa do Serrado)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS