HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Em reunião com a Contec, Fenaban apresenta protocolo dos bancos no combate à covid-19

26/05/2021
/
1339 Visualizações

Na manhã de ontem, a mesa de negociação da Contec voltou a se reunir, por videoconferência, com a mesa da Fenaban, para debater as medidas para enfrentamento à covid-19 e à reforma tributária em andamento. Participaram do encontro o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado; representantes de sindicatos e federações; além da representação da Fenaban, coordenada pelo negociador Adauto Duarte.

O Paraná esteve representado pelo presidente da Federação (Feeb-PR), Gladir Basso, além de outros dirigentes da entidade e de presidentes e diretores dos sindicatos filiados.

Durante a reunião, o coordenador da mesa da Fenaban informou que a entidade minutou documento registrando protocolo nacional adotado pelos bancos, no combate à covid-19. Para Adauto Duarte, o documento é um avanço para toda a categoria. Questionado pelos representantes da Contec, ele ainda informou que o setor bancário apresentou elevado índice de contaminação pela covid-19.

Na reunião, os dirigentes sindicais da Contec cobraram mais uma vez que os bancos para que pressionem o governo federal para incluir a categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI).

REFORMA TRIBUTÁRIA
O coordenador da mesa da Fenaban falou das preocupações dos bancos com as matérias relativas à reforma tributária, que se encontram tramitando no Congresso Nacional e seus reflexos para a categoria bancária. Ele destacou ainda a atual concorrência enfrentada pelos bancos, que empregam 503 mil trabalhadores, em 4 mil municípios, com salário de cerca de 3 vezes a média nacional. Segundo ele, o problema da concorrência consiste especialmente na diferença de tratamento tributário. Por isto, a Fenaban solicitou ajuda dos dirigentes sindicais no trabalho junto ao Congresso, para que a assimetria não seja ampliada.

O presidente da Contec, Loureço do Prado, destacou que há muitos anos os trabalhadores defendem a “equidade de tratamento tributário para o setor, objetivando, sobretudo, a manutenção dos empregos”.

Lourenço Prado registrou ainda que dentro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a 109ª Conferência, há uma comissão de resposta, que deve oferecer ao final do encontro, um relevante documento em nível mundial para tratar das medidas de  combate à covid-19.

O coordenador da mesa da Fenaban agradeceu a disposição e destacou que os bancários são referência para a sociedade brasileira, dizendo ainda que não há como fugirmos das operações digitais, cujo aumento decorre de mudança cultural, acelerada pela pandemia.

DENÚNCIE AO SEU SINDICATO
Ainda sobre a covid-19, a Federação dos Bancários do Paraná  orienta para que, caso os bancários constatem em seus ambientes de trabalho que o protocolo de cuidados preventivos não estejam sendo cumpridos, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, para que denunciem essas falhas ao seu Sindicato, para que esta entidade possa tomar as medidas cabíveis, seja junto à gerência ou direção de cada banco, ou até mesmo acionando os órgãos sanitários responsáveis pela fiscalização. Tudo isso para preservar a saúde dos bancários.

A Federação lembra ainda que essas medidas preventivas são fundamentais em época de pandemia, já ocorreram várias mortes de bancários vítimas da covid-19. A Federação também frisa que “continuaremos defendendo junto à Fenaban e ao governo, para que os bancários sejam incluídos como grupo prioritário para receber a vacina contra o coronavírus”.

Notícias Feeb Pr




COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS