HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Itaú está enviando Telegrama aos clientes e cancelando cartões

15/05/2024
/
604 Visualizações

 - Por Gabriel Dias - 

O Telegrama permite o encaminhamento de mensagens urgentes em âmbito nacional e internacional. Em época de e-mail e WhatsApp, parece algo desnecessário, mas o Itaú está usando a ferramenta para enviar uma péssima notícia aos clientes.

Se receber um Telegrama já é estranho, mais estranho ainda é ler que você terá todos os seus cartões do banco cancelados unilateralmente. Desde janeiro, vários clientes estão relatando o recebimento da comunicação enviada pelo Itaú.

Conversei com várias pessoas e não consegui entender o motivo. Muitos usavam os cartões normalmente, sem qualquer problema, e tiveram todos os cartões cancelados ao mesmo tempo. Alguns também relataram que depois do cancelamento dos cartões o Itaú também cancelou a conta corrente.

Veja uma das imagens que recebi:


O Itaú pode fazer o cancelamento?
Sim, pode. O Banco Central do Brasil (BACEN) diz que o cancelamento unilateral pode ser realizado tanto pelo banco emissor, quanto pelo cliente. No caso do banco, é preciso que o cliente seja avisado com antecedência, para que não seja pego desprevenido.

O cliente, claro, vai querer saber o motivo do cancelamento, mas o banco sempre dará respostas evasivas. A grande verdade é que você nunca vai descobrir o real motivo.

Como ver o seu perfil de crédito e renda cadastrada no Itaú
O Itaú tem uma lista negativa e costuma penalizar clientes que acionam o banco na justiça, assim como clientes que pagam dívida com desconto. O banco também está analisando o CPF de cônjuge e sócios para tentar se precaver dos altos índices de inadimplência.

Adianta reclamar?
Você pode abrir uma reclamação no Consumidor.gov.br, Reclame Aqui ou BACEN, mas a chance de ter sucesso é muito baixa. Uma vez que o sistema faz a análise, é bem difícil reverter. Em último caso, principalmente se você não tiver sido comunicado sobre o cancelamento, é possível acionar o banco na justiça.

Vale sempre destacar que a concessão de crédito é uma decisão do banco que não pode ser questionada. Por isso, eu jamais tenho apenas um cartão de crédito e uma conta corrente. Você jamais deve ficar refém de apenas um banco – tenha sempre opções. (Fonte: Cartões de Crédito)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS