HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

CAMPANHA SALARIAL: Quarta rodada de negociação com a Fenaban não avança

27/07/2022
/
585 Visualizações

Ontem (26), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/Contec) e representantes da Fenaban se reuniram para negociar mais quatro cláusulas, pela Campanha Salarial de 2022. Esta foi a quarta rodada de negociação.

Em pauta estiveram as cláusulas 18 – Política de saúde e qualidade de vida; 31 – Homologação de rescisão contratual; 32 – Comissões temáticas, e 33 – Contribuição negocial.

Apesar de acirradas, as negociações não avançaram. Sobre a cláusula 31, a CEBNN/Contec segue defendendo a presença das organizações sindicais no momento de homologação de rescisões de contratos.

O presidente da Contec, Lourenço Prado, vê como necessária a aprovação desta cláusula. “A presença dos sindicatos é fundamental para auxiliar nos direcionamentos do trabalhador e observar irregularidades nos documentos.”

As comissões temáticas e contribuições negociais estiveram no centro do debate, em outro momento. A cláusula 18,  que reivindica condições de higiene e saúde, recebeu atenção especial porque garante que os bancários possam desempenhar melhor o trabalho nas agências.

São reivindicadas as práticas de ginástica laboral e ergonomia, além de itens que deveriam ser básicos a qualidade de vida dos trabalhadores, como a iluminação adequada, segurança, higiene e bebedouros com água potável.

Ainda sobre a cláusula 18, o presidente da Federação do Paraná (Feeb-PR) e diretor da Contec, Gladir Basso, levantou que as metas abusivas e inalcançáveis, além do assedio moral que permeia em muitas agências no Pais, comprometem a saúde da categoria, com problemas como estresse, depressão, doenças ocupacionais e principalmente doenças mentais, ocasionando inclusive, a nível nacional, fatos como vários suicídios de integrantes da categoria. “Por isso, precisamos modificar essa situação para criar ambiente de trabalho saudável, fazendo com que os bancários vão trabalhar com satisfação e não com a preocupação constante em um ambiente comprometedor com cobranças constantes de metas inalcançáveis”, defendeu Gladir.

QUINTA RODADA DIA 28
Neste mês está prevista ainda a quinta rodada de negociação, para dia 28 (quinta-feira), às 10 horas, também de forma virtual, quando estarão em pauta as seguintes cláusulas:

34 – Estabilidade de dirigente sindical;
35 – Liberação de dirigente sindical;
36 – Eleições complementares;
37 – Fornecimento de listagem;
38 – Negociação exclusiva com o Sindicato (abrangência territorial)
. (Fonte: Feeb/Pr)



COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS