HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Audiência do MPT-PR debate custeio sindical e atos antissindicais

13/06/2024
/
236 Visualizações

Na última terça-feira (11), na sede do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), em Curitiba, foi realizada a “Audiência coletiva: posicionamento da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical) sobre custeio sindical e atos antissindicais”. O evento faz parte do Fórum Estadual de Liberdade Sindical, do MPT-PR.

A Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB PR) participou dessa audiência coletiva através dos diretores Iara Freire e João Haroldo Ruiz Martins e Cicero Vieira de Araújo, presidente do Sindicato dos Bancários de Cianorte.

O evento foi realizado pelo Fórum Estadual de Liberdade Sindical com apoio do MPT-PR, Dieese-PR, CUT-PR, Nova Central, Força Paraná, UGT-PR, CTB-PR, CSB-PR e Pública Central do Servidor.

Lançado em março de 2018, o Fórum Estadual da Liberdade Sindical tem como objetivo oferecer um espaço de diálogo para que o Ministério Público do Trabalho e as entidades participantes estabeleçam as melhores maneiras de promover a liberdade sindical.

Seguem três eixos principais de atuação:
- Negociações coletivas;
- Atos antissindicais; e
- Custeio das entidades sindicais.

CONALIS

A Conalis, criada por meio da Portaria nº 211, de 28 de maio de 2009, tem como objetivo garantir a liberdade sindical e a busca da pacificação dos conflitos coletivos trabalhistas.
As principais áreas de atuação da Coordenadoria são as seguintes:
- Defender a liberdade sindical e a busca da pacificação dos conflitos coletivos de trabalho;
- Combater os atos antissindicais,
- Assegurar o direito de greve;
- Atuar como mediador ou árbitro nos conflitos coletivos de trabalho; e
- Incentivar a negociação coletiva como forma de melhoria das condições sociais dos trabalhadores.
 
PALESTRA EM VIDEO
Segue abaixo vídeo das palestras proferidas durante a audiência coletiva, pelo procurador chefe do MPT-PR e coordenador do Fórum Sindical do Paraná, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, e pela coordenadora da Conalis-PR, Rúbia Vanessa Canabarro.

https://www.youtube.com/watch?v=jQBPhUuQUAg

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS