HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG À SEX:
DAS 9H ÀS 17H
Sindicato dos Bancários de Paranaguá

Lutas e conquistas ganham destaque durante a comemoração dos 64 anos da Federação

23/05/2023
/
762 Visualizações

Gladir Basso, durante o evento, destacou que Federação vai manter parceria com sindicatos filiados e outras entidades

Expressivo público formado por dirigentes bancários nacionais e estaduais e autoridades de diversos segmentos da sociedade prestigiou o evento alusivo ao 64º aniversário da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), comemorado no último final de semana, em Curitiba.

Fundada em 1959 e filiada à Confederação Nacional (Contec), a Feeb-PR conta com dez sindicatos de bancários filiados no Estado. São eles: Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Goioerê, Maringá, Pato Branco, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória.

Durante o evento comemorativo, foi apresentado um vídeo mostrando a trajetória da Federação, que ao longo desses 64 anos, trilhou a missão de unir diferentes sindicatos no Estado e conquistou diversas vitórias em favor da categoria bancária, entre elas:

- Redução da jornada de trabalho dos bancários;
- Criação do Plano de Cargos e Salários;
- Regulamentação da profissão de bancário;
- Inclusão de cláusulas sociais nos acordos coletivos de trabalho;
- PLR (Participação nos Lucros e Resultados);
- Conquistas econômicas e sociais, como a Convenção Nacional dos Bancários.


Em nível nacional, a Feeb-PR participou ativamente da Contec e de entidades nacionais nas mesas de negociação, como a Fenaban, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e financeiras.

Além disso, a Federação atuou fortemente no Congresso Nacional no fortalecimento da categoria e na manutenção dos bancos públicos e contra as privatizações. Atuou ainda na defesa dos interesses coletivos e individuais dos bancários, oferecendo suporte jurídico e também na defesa em processos trabalhistas e ações de reintegrações e indenizações, sempre apoiando a manutenção dos benefícios adquiridos.

A Federação também promoveu campanhas de cidadania e conscientização da categoria, através de cursos, palestras e eventos em todo o Paraná.

CONTINUAR PARCERIAS
O presidente da Federação, Gladir Basso, destacou em seu discurso durante o evento, que a Federação vai continuar seu trabalho com muita ênfase e disposição junto aos seus sindicatos filiados, à Contec e às demais entidades em nível nacional, no sentido de preservar os direitos conquistados e ampliar as conquistas para a categoria. ‘A Federação vai continuar também o trabalho dentro do Congresso Nacional, no sentido da aprovação de projetos que visam a garantir direitos dos trabalhadores, o retorno da ultratividade e das homologações nos sindicatos, além de tantos outros projetos que visam restabelecer diretos dos trabalhadores, subtraídos na reforma trabalhista, bem como a luta incansável na defesa dos bancos públicos, como Caixa, Banco do Brasil, BNDES e outros”, frisou Gladir.

AUTORIDADES E LIDERANÇAS
Entre as autoridades e lideranças presentes ao evento, destacam-se o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado; ex-governador Orlando Pessuti, presidente do Codesul; Claudecir Oliveira de Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, que na ocasião falou em nome de todos os sindicatos filiados à Federação; Carlos Castro, presidente da Advocef; Davi Zaia, residente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina; Sérgio Luiz da Costa, presidente da Federação dos Bancários de Goiás e Tocantins; César Neves, que na ocasião representou o secretario de Saúde do Paraná, Beto Preto; Romualdo Garbos, representando a diretoria de Recursos Humanos do Itaú; Adriano Borges Resende, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal no Paraná; Regina Perpétua Cruz, superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná; Ana Paula Guedes, assessoria especial da Contec; Manassés de Oliveira, presidente da UGT-Paraná; Valdemar Cequinel, presidente da Associação Banestado; Luiz Fernando Buysnardo, auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná; Ney Leprevost, secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná. O presidente da UGT nacional, Ricardo Patah, não pôde estar presente mas gravou mensagem em vídeo, que foi exibida na ocasião. (Fotos: Divulgação)

Lourenço do Prado, presidente da Contec, enalteceu o trabalho da Federação

Autoridades e lideranças prestigiaram a comemoração dos 64 anos da Feeb-PR

Após a solenidade foi servido um delicioso jantar 

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS